Consulta de compras já disponível
Esta funcionalidade foi desenvolvida a pensar nas necessidades dos Operadores de Gestão de Resíduos ...
MOR Online gere resíduos perigosos
A partir de 23 de Março de 2012, o âmbito de actuação da plataforma MOR Online foi alargado e passam...
RAZÕES PARA ADERIR AO MOR ONLINE

A plataforma MOR Online é a primeira plataforma de gestão integrada no Mercado Organizado de Resíduos, licenciada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e permite transaccionar efectivamente os resíduos para valorização. É uma actividade regulada e que traz garantias quer para os produtores de resíduos (vendedores), quer para os retomadores/recicladores (compradores). O MOR Online irá validar todas as transacções da plataforma que comercializa, algo que não acontece noutros operadores não licenciados.

O MOR Online é constituído por empresas com um vasto conhecimento do mercado e da gestão de resíduos, constituindo uma garantia para quem pretender transaccionar resíduos de forma rápida, segura e ao melhor valor possível.

O MOR foi definido como um espaço de negociação reunindo várias plataformas electrónicas que suportam a negociação de resíduos, mediante o processamento de consultas ao mercado, de indicações de interesse e de transacções. Estas plataformas estão sujeitas ao reconhecimento por parte da APA como reunindo condições de sustentabilidade e segurança. Os potenciais alienantes e os potenciais adquirentes acedem, assim, às plataformas de negociação, lançando ofertas de aquisição ou de disponibilização de resíduos, e cumprindo-se assim os objectivos principais deste instrumento:

  • Facilitar e promover as trocas comerciais de diversos tipos de resíduos;
  • Potenciar a valorização e reintrodução de resíduos no circuito económico;
  • Diminuir a procura de matérias-primas virgens;
  • Promover simbioses industriais, contribuindo para a modernização tecnológica, em particular dos produtores de resíduos.

O funcionamento do MOR ajudará a definir o valor dos resíduos de forma mais transparente. A abertura de um mercado centralizado de resíduos aumentará o grau de concorrência entre os diferentes agentes e potenciando o aumento do valor de mercado dos resíduos e a rapidez na sua transacção.