Gestão Global para clientes
A plataforma MOR Online possui agora uma nova funcionalidade desenvolvida a pensar nos clientes que ...
MOR Online alarga espaço publicitário
Na sequência dos desenvolvimentos que têm vindo a ser efectuados na plataforma, procedemos à melhori...
GLOSSÁRIO

APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

Armazenagem - deposição temporária e controlada de resíduos, antes do seu tratamento, valorização ou eliminação e por prazo determinado.

CDR – Combustível Derivado de Resíduos.

Centro de recepção de resíduos - instalação onde se procede à armazenagem ou triagem de resíduos inseridos quer em sistemas integrados de gestão de fluxos de resíduos quer em sistemas de gestão de resíduos urbanos.

Detentor - pessoa singular ou colectiva que tenha resíduos, pelo menos na sua simples detenção, nos termos da legislação civil.

Eliminação - operação que visa dar um destino final adequado aos resíduos, nos termos previstos na legislação em vigor.

Fluxo de resíduos - tipo de produto componente de uma categoria de resíduos transversal a todas as origens, nomeadamente embalagens, electrodomésticos, pilhas, acumuladores, pneus ou solventes.

GDR – Gás Derivado de Resíduos.

Instalação - a unidade fixa ou móvel em que se desenvolvem operações de gestão de resíduos.

LER – Lista Europeia de Resíduos – lista de identificação e classificação de resíduos.

MOR – Mercado Organizado de Resíduos.

OGR – Operador de Gestão de Resíduos - operadores económicos, devidamente licenciados, que procedem à recolha selectiva, transporte, armazenagem, triagem e/ou reciclagem dos resíduos de embalagens.

PRe - Produtor de Resíduos - qualquer pessoa, singular ou colectiva, agindo em nome próprio ou prestando serviço a terceiro, cuja actividade produza resíduos ou que efectue operações de pré-tratamento, de mistura ou outras que alterem a natureza ou a composição de resíduos.

RCD – Resíduos de Construção e Demolição - resíduos proveniente de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição e da derrocada de edificações.

Reciclagem - reprocessamento de resíduos com vista à recuperação e/ou regeneração das suas matérias constituintes em novos produtos a afectar ao fim original ou a fim distinto.

Recolha - operação de apanha, selectiva ou indiferenciada, de triagem e/ou mistura de resíduos com vista ao seu transporte.

Resíduo - qualquer substância ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer, nomeadamente os identificados na Lista Europeia de Resíduos.

RI - Resíduo industrial - resíduo gerado em processos produtivos industriais, bem como o que resulte das actividades de produção e distribuição de electricidade, gás e água.

RU – Resíduos Urbanos - resíduos provenientes de habitações bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente de habitações.

SIRAPA  - Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente - sistema informático que agrega toda a informação relativa aos resíduos produzidos e importados para o território nacional e as entidades que operam no sector dos resíduos.

SMAUT – Sistema Municipal e Autarquias - operador de recolha e/ou triagem para os resíduos sólidos urbanos, onde os Municípios detêm parte do capital accionista. Os municípios podem ser maioritários no capital ou não. Os SMAUT em que a Empresa Geral de Fomento participa na estrutura accionista são designados por Multimunicipais. Todos os outros são Intermunicipais.

TMB – Tratamento Mecânico-Biológico.

Triagem - acto de separação de resíduos mediante processos manuais ou mecânicos, sem alteração das suas características, com vista à sua valorização ou a outras operações de gestão.

Valorização - operação de reaproveitamento de resíduos prevista na legislação em vigor.